Função de ativação da
aprendizagem
Um professor, tão aprendiz
quanto seus alunos, não funciona apenas cognitivamente, por isso, em um
ambiente de aprendizagem construtivista, é preciso ativar mais do que o
intelecto. A abordagem construtivista, sob uma perspectiva genética, propõe
aprender tanto sobre o universo físico, quanto sobre o universo social. Mas é
fundamental ativar a mente e a consciªncia espiritual para aprender muito mais
sobre seu mundo interior e subjetivo.
Função de articulação da
prática
A função de articular exige
grande disponibilidade, com facilidade de relacionamento e flexibilidade na
tomada de decisões. Por que são necessárias essas características? Porque essa
função exige que o professor faça a costura entre os diversos segmentos
(professores, alunos, pais, funcionários). Para isso é importante que o
professor articulador tenha o apoio dos pares para conseguir exercer essa
função!
No que isso se diferencia do
papel do supervisar pedagógico, por exemplo? O professor articulador irá
trabalhar junto a um grupo específico do qual ele mesmo faz parte como um dos
professores que atua junto aos alunos, vivendo o dia-a-dia da sala de aula do
grupo, com suas dificuldades, sucessos e insucessos... e que também é o seu!
Função de orientação dos
projetos
O orientador de projetos deve
escolher os pequenos grupos que queira orientar; e sua escolha precisa ser
recíproca, isto é, ele também deve ser escolhido pelos grupos.
Função de especialista
Exerça ou não a função de
ativar, articular ou orientar, o professor sempre terá de exercer sua função de
especialista. Por especialista, num currículo por projetos de aprendizagem,
entende-se a função de coordenar os conhecimentos específicos de sua área de
formação, com as necessidades dos alunos de construir conhecimentos
específicos. Assim, diferentes especialistas podem associar-se para identificar
e relacionar aspectos, do problema investigado, que não estejam sendo
contemplados ou que possam ser ampliados e aprofundados.
Texto completo acesse: http://www.lec.ufrgs.br/
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